No último domingo (7), a associação Cineclube Socioambiental Crisantempo, localizado na Vila Madalena, bairro da zona oeste de São Paulo, realizou uma feira em que os moradores puderam trocar objetos entre si. A iniciativa busca incentivar o consumo consciente e levar para o espaço o conceito de economia solidária.
A feira de trocas acontece uma vez por mês, sempre aos domingos. O grupo aconselha levar livros, roupas, cds, dvds, aparelhos eletrônicos, brinquedos, objetos de decoração, objetos em geral que estejam em bom estado.
Segundo os organizadores, o objetivo é “promover um espaço de reflexão sobre o consumo, trocar diversos tipos de objetos, saberes e sabores”. Por isso, também podem ser levados alimentos e plantas, além de “serviços e saberes”. Tudo para a troca de ideias e divulgação de utilidades.
O evento funciona da seguinte maneira: cada um coloca seus bens num local e utiliza uma etiqueta com seu nome. Após a organização dos espaços pessoais, os participantes circulam para conhecer os espaços dos outros e num determinado momento (ao tocar do sino) começam as trocas.
O espaço também promove o desapego através da doação. Há uma área destinada apenas para doar objetos às instituições que necessitam. Para finalizar, acontece um lanche compartilhado com alimentos levados pelos próprios participantes. Uma experiência colaborativa agradável, que questiona o individualismo imposto nas grandes cidades.
Fonte: Redação CicloVivo