Curso tem como objetivo contribuir para a formação de profissionais capacitados a atuar dentro de parâmetros colaborativos, apoiados nas mais novas tecnologias em ambiente digital. Para isso, aborda os vários aspectos ligados a uma concepção de economia baseada na cooperação, envolvendo tanto os profissionais que atuam em organizações interessadas em implantar processos colaborativos quanto os profissionais independentes, além de membros de pequenos negócios inovadores e grupos com projetos culturais e/ou de comunicação.
O embasamento teórico e prático terá sempre como cenário contextualizador os aspectos tecnológicos capazes de fundamentar a atuação do aluno em projetos de pequeno, médio e grande porte com características colaborativas. Apresenta, ainda, as oportunidades criadas com o compartilhamento da produção e da criação de projetos das mais variadas matizes da comunicação nas redes digitais. Aborda as experiências no campo do financiamento coletivo (crowdfunding) e da criação colaborativa (crowdsourcing). Explora as possibilidades de criação a partir de uma nova perspectiva cultural. Oferece alternativas de atuação para os novos profissionais com visão empreendedora, dentro ou fora de empresas e instituições. O curso utiliza o conceito de processo de criação em rede como base para tornar o aluno apto a atuar em diferentes áreas, dentro de uma visão que já é parcialmente adotada pelas empresas e instituições mais inovadoras. Com caráter interdisciplinar, cruza reflexões das áreas de comunicação, tecnologia e economia criativa, visando formar um profissional capaz de responder aos desafios de um sistema complexo, com uma demanda cada vez maior e mais sofisticada por inovação.
Objetivo
Capacitar os participantes para atuação na concepção, desenvolvimento, implementação, gerenciamento e avaliação de projetos que envolvem modos de produção e consumo colaborativos, com possibilidades de atuação em projetos de pequeno, médio e grande porte, na esfera pública e privada, tendo conhecimento teórico e prático dos processos criativos envolvidos nesse universo, sempre a partir do uso e da reflexão em torno do aparato tecnológico disponível. O aluno deve desenvolver ao longo do curso a aptidão de produzir projetos individuais e/ou coletivos com características colaborativas, em rede e inovadoras, usando dispositivos tecnológicos e ambientes digitais; identificar aspectos conceituais, históricos, teóricos e práticos dos processos criativos na economia colaborativa; elaborar projetos de aprendizagem apoiados por tais conceitos; gerenciar ambientes virtuais de colaboração em diferentes esferas de atuação.
Público-Alvo
Professores, pesquisadores, universitários e profissionais de diferentes áreas interessados na concepção, desenvolvimento, gestão e avaliação de projetos apoiados em processos colaborativos facilitados por dispositivos tecnológicos. Graduandos e graduados em comunicação, tecnologia, mídias digitais, jogos digitais, administração, economia, jornalismo, educação e áreas afins.
Turmas e Horários
Início: 6 de agosto de 2016
Término: 26 de novembro de 2016
Dia da semana: sábado
Horário: das 9h às 12h
Mais informações: www.pucsp.br