Conheça algumas palavras relacionadas ao mundo do Consumo Colaborativo.
Banco de tempo – sistema de troca de serviços por tempo, e uma das ferramentas da economia solidária para desenvolvimento econômico e social
Book swapping – sistema para troca ou aluguel de livros
Bike-Sharing – sistema de aluguel de bicicletas que podem ser fornecidos gratuitamente, ou com um valor de aluguel destinado a manter os custos envolvidos
Carpooling – uso compartilhado em alternância de um automóvel particular por duas ou mais pessoas, para viajar juntos durante o rush para o trabalho ou a escola. Em geral, todos os participantes são proprietários de um auto e alternam seu uso, economizando assim em despesas de viagem e contribuindo à redução do congestionamento e diminuindo a poluição do ar, e a emissão de gases do efeito estufa.
Carsharing – modalidade de aluguel de veículos por períodos curtos de tempo, geralmente durante algumas horas. O principal objetivo é servir a pessoas que têm necessidade apenas eventual de utilização de automóveis.
Co-criação – conceito de marketing e negócios, em inglês en:co-creation. A co-criação é uma forma de inovação que acontece quando as pessoas de fora da empresa como fornecedores, colaboradores e clientes associam-se com o negócio ou produto agregando inovação de valor, conteúdo ou marketing, e recebendo em troca os benefícios de sua contribuição, sejam eles através do acesso a produtos customizados ou da promoção de suas idéias.
Consumo Colaborativo (CC) – prática comercial que possibilita o acesso a bens e serviços sem que haja necessariamente aquisição de um produto ou troca monetária entre as partes envolvidas neste processo. Compartilhar, emprestar, alugar e trocar substituem o verbo comprar no consumo colaborativo.
Clothes Swapping – Troca de suas roupas com outras pessoas, ou doação, etc
Consumo Consciente – é o consumo de forma responsável, pensando nas conseqüências dos atos da compra sobre a qualidade de vida no planeta e na vida das futuras gerações.
CouchSurfing (CS) – projeto de um serviço de hospitalidade com base na Internet. Permite oferecer e buscar acomodação grátis em qualquer parte do mundo, na casa de desconhecidos.
Coworking – modelo de trabalho que se baseia no compartilhamento de espaço e recursos de escritório, reunindo pessoas que trabalham não necessariamente para a mesma empresa ou na mesma área de atuação, podendo inclusive reunir entre os seus usuários os profissionais liberais e usuários independentes
Crowdfunding – financiamento coletivo , consiste na obtenção de capital para iniciativas de interesse coletivo através da agregação de múltiplas fontes de financiamento, em geral pessoas físicas interessadas na iniciativa. O termo é muitas vezes usado para descrever especificamente ações na Internet com o objetivo de arrecadar dinheiro para artistas, jornalismo, pequenos negócios e start-ups, campanhas políticas, iniciativas de software livre, filantropia e ajuda a regiões atingidas por desastres, entre outros.
Crowdsourcing – modelo de produção que utiliza a inteligência e os conhecimentos coletivos e voluntários, geralmente espalhados pela Internet para resolver problemas, criar conteúdo e soluções ou desenvolver novas tecnologias, assim como também para gerar fluxo de informação.
Ecovila – modelo de assentamento humano sustentável. São comunidades urbanas ou rurais de pessoas que tem a intenção de integrar uma vida social harmônica a um estilo de vida sustentável.
Economia Criativa – atividades do setor que estão baseadas no conhecimento e produzem bens tangíveis e intangíveis, intelectuais e artísticos, com conteúdo criativo e valor econômico.
Escambo – A palavra escambo significa a troca de mercadorias por trabalho. Ela é muito utilizada no contexto da exploração do pau-brasil (início do século XVI). Os portugueses davam bugigangas (apitos, espelhos, chocalhos) para os indígenas e, em troca de trabalho, os nativos deveriam cortar as árvores de pau-brasil e carregar os troncos até as caravelas portuguesas.
House Sitting – É a prática na qual o proprietário de uma casa, ao deixá-la por um período de tempo, confia os cuidados a um ou mais “house sitters”, que através de um acordo mútuo recebem permissão para morar na residência, sem pagar aluguel, em troca de assumir responsabilidades como tomar conta dos animais de estimação dos proprietários, realizar tarefas domésticas gerais (incluindo limpar piscinas, cortar o gramado, etc.), não permitir que estranhos entrem na propriedade, coletar a correspondência, e fazer com que tudo ocorra bem como se o dono estivesse em casa
Logística Colaborativa – consiste na colaboração entre os parceiros da cadeia logística, sejam eles fornecedores, clientes ou outros integrantes.
Meal Sharing – plataforma utilizada por sites para o Compartilhamento de Refeições
Peer to Peer – Produção P2P (peer-to-peer) é a produção nos moldes da cultura e das redes “entre pares” (tradução livre). A produção P2P assemelha-se à produção colaborativa, que está inserida no contexto da economia colaborativa. No entanto, a produção peer-to-peer é derivada da forma de rede de computadores criada principalmente para compartilhamento de arquivos na qual cada computador faz o papel de cliente e servidor .
Permacultura – filosofia de trabalhar com, e não contra a natureza; de observação prolongada e pensativa em vez de trabalho prolongado e impensado, e de olhar para plantas e animais em todas as suas funções, em vez de tratar qualquer área como um sistema único produto.
Social Good – rede feita de pessoas que estão transformando a sociedade a cada minuto com micro-ações que juntas se tornam grandiosas que utilizam a tecnologia, as novas mídias e o pensamento inovador são ferramentas poderosas para impulsionar a solução de problemas sociais
Time Bank (Banco do Tempo) – sistema de troca de serviços por tempo, e uma das ferramentas da economia solidária para desenvolvimento econômico e social.
Volunturismo (ou Turismo Voluntário)- realização de viagens com a iniciativa de auxiliar determinadas comunidades ou projetos ambientais, enquanto explora um lugar novo e descobre outras cultura.