Comunidade online de compra e venda de artigos novos e seminovos aposta no consumo consciente para gerar engajamento entre usuários

São Paulo, maio de 2015 – Consumo sustentável e economia colaborativa. Com base nessas propostas, o Repassa, comunidade virtual de compra e venda de produtos novos e seminovos, chega ao mercado brasileiro. A plataforma mescla as funcionalidades de marketplace, rede social e marketing multinível (MNN), com o objetivo de conectar vendedores e compradores interessados em artigos de moda, acessórios e eletrônicos.

Fundada pelos empresários Tadeu Almeida e Willian Arantes, a ideia do site surgiu dos objetivos dos sócios em gerar impacto na sociedade e ajudar ao maior número possível de pessoas. “Todo mundo tem muitas coisas que não usa mais, como roupas, calçados, eletrônicos, móveis, itens de decoração, acessórios, brinquedos etc. O que não serve para alguém pode ser útil para outras pessoas e quando a gente repassa essas coisas, elas ganham mais vida, são mais usadas e menos descartáveis. Isso, estimula um consumo consciente e sustentável”, afirma Almeida.

Nesta primeira fase, os participantes precisam ser convidados por membros que já estão cadastrados no Repassa, ou adquirir algum produto à venda no site. Qualquer usuário pode convidar um número ilimitado de amigos e a cada cadastro é criada uma nova comunidade Repassa. “Acreditamos no poder nas mãos dos consumidores, já que qualquer marca está sujeita a avaliações de seu público. A opinião das pessoas possuem muito mais credibilidade entre os amigos do que qualquer tipo de publicidade paga”, analisa o empresário. Foi seguindo essa filosofia que a empresa adotou o formato de convites, pois, um amigo somente convidaria outro para algo que considere bom e confiável.

Sendo assim, a evolução da comunidade Repassa depende da ajuda dos próprios usuários. Por isso, o site adota o conceito de marketing multinível, recompensando seus usuários em 1% do valor de todas as vendas geradas por sua comunidade, até o 7º nível de convite. Ou seja, se um membro convida 5 amigos, e esses convidam mais 5 cada um, a pessoa contará com mais de 97 mil pessoas repassando 1% do valor por item vendido. “Retribuir é um gesto natural, inspirador e contagiante, sendo assim, deve ser estimulado em todos os setores da sociedade”, explica Tadeu.

Tudo isso é controlado dentro da própria plataforma, que gera relatórios com a evolução das comunidades dos clientes, com o número de convidados diretos, o número de pessoas na comunidade, o volume de vendas e o valor gerado. Esse valor, pode ser transferido em dinheiro, usado em compras na própria plataforma ou doado para instituições de caridade parceiras.  “No Repassa, todo mundo ganha. Desde os clientes, até o meio ambiente, pelo incentivo ao consumo sustentável”, diz o confundador.

Por conta deste modelo de negócio, o Repassa prevê, para os próximos 12 meses, atingir o volume de 3 milhões de membros, movimentar mais de 300 mil vendas e repassar mais de R$ 2 milhões aos usuários. Para este primeiro ano de atuação, a empresa prevê faturar cerca de R$ 3 milhões. Segundo levantamento do SEBRAE Nacional, o número de pequenos negócios no comércio varejista de artigos usados cresceu 210% nos últimos cinco anos no Brasil. “Há uma mudança cultural do brasileiro em relação a esse modelo de venda. Aos poucos, as pessoas estão buscando um estilo de consumo mais sustentável, inclusive, procurando repassar os itens que não são mais tão úteis”, acrescenta o empresário.

O site conta com uma curadoria para selecionar produtos de qualidade. Além disso, oferece a garantia de entrega do produto, sob a condição do consumidor receber o dinheiro de volta, caso ocorra algum problema. Os usuários não pagam nada para participar e nem para anunciar seus produtos. A monetização do site vem por meio de uma comissão de 17%, mais uma tarifa fixa de R$1,99 quando o produto é vendido. Todos os valores são transferidos com total segurança pelo PayPal.

Sobre o Repassa

Fundada em 2015 por Tadeu Almeida e Willian Arantes, o Repassa é uma comunidade virtual para convidados comercializarem produtos novos e seminovos, como roupas, acessórios, itens de decoração e eletrônicos com o objetivo de  incentivar um consumo mais sustentável. O site agrega as funcionalidades de marketplace, rede social e marketing multinível, no qual todo membro pode convidar um número ilimitado de amigos. O Repassa recompensa o engajamento com 1% do valor de toda venda feita pela comunidade do membro, que vai até o 7º nível convite.

Site: http://www.repassa.com.br
Fonte: Mariah Reis | Seven Public Relations